Litoral Oriental del Uruguay 2015 - 1º Parte

Com a estimada companhia dos amigos Darci e Lurdes organizamos mais uma viagem internacional utilizando nossas Subaru Forester para circular pelas belas estradas de nosso país vizinho. A minha modelo Sport aspirada e do Darci uma XT Turbo apimentada.

Saímos dia 29 de outubro logo após o meio dia e fomos pernoitar na casa do Darci em Rio Grande, pra no dia seguinte sair em direção ao Uruguai.

1º Dia - 30/10/2015

Nossa viagem começa com tempo escuro e chuvoso. Pela BR 471 atravessamos a Estação Ecológica de Taim até chegar ao Chuy. Fizemos os trâmites pra entrar no Uruguay e seguimos pela Ruta 09. Após rodar 40km pegamos o acesso a Punta del Diablo. Uma bela praia de pedras e mar agitado. Construções simples e casinhas de pescadores complementam o belo cenário.

Voltamos novamente pra Ruta 09 até a cidade de Castillos, então pegamos uma rota secundaria, a RD 16 que logo após vira RD 10 até La Paloma, nosso destino do dia. Apesar de ser uma praia badalada e  destino turístico, tem poucos hotéis e estão todos lotados. No entanto conseguimos umas cabanas confortáveis e modernas de frente pro mar na Playa Anaconda. De noite fomos comer Bife de Chorizo e provar um CataMayor Reserva Tannat 2011. Melhor vinho que já tomei desta emblemática uva do Uruguai. Muito bom!

2º Dia - 31/10/2015

Amanheceu parcialmente nublado mas logo depois virou um belo dia de céu azul. Fomos até o Faro Cabo de Santa Marta, ponto culminante daqui de La Paloma. Belíssimo lugar! Era disso que eu estava falando! :)

Circulamos um pouco pelas praias de La Paloma e depois em La Pedreira, lugar maravilhoso onde a paisagem convida a contemplação. A charmosa rambla costanera tem uma deslumbrante vista pro mar. Realmente o litoral do Uruguai é um destino turístico capaz de agradar as pessoas mais exigentes. :)

Pegamos a estrada novamente, primeiramente pela RD 15 até Rocha então seguimos rumando ao sul pela Ruta 09 por mais 50 km e acessamos uma rodovia secundária, um tal de Camino Sainz Martinez que conhecia como chão batido mas que agora é um belo e estreito asfalto, pra chegar em Punta José Ignácio.

Vilarejo muito bonito com belas praias, mas legal mesmo é o Faro Punta José Ignácio. Pra mim o mais bonito de todo o país. Almoçamos no restaurante La Barca de Popeye e seguimos viagem pela RD 10 indo pela beira-mar até Punta del Este, onde nos hospedamos no Hotel Alhambra.


Indo pro Chuy abaixo de chuva.


Punta del Diablo.


Frio e vento na praia em La Paloma


Hora de tirar a barriga da miséria.


Será o suficiente?


Bife de chorizo.


Faro Cabo de Santa Marta em La Paloma.


Praia junto ao farol.


Conchinhas no chão.


Bela praia.


Pedra desgastada das ondas.


As Forasteiras.


Vamos a la playa! O ô ô ô oh!


Denise e Bernardo em La Pedreira.


La Pedreira.


Lurdes e Darci curtindo o visual.


La Pedreira é uma praia de La Paloma.


Playa del Barco em La Pedreira.


Rambla Costanera de La Pedreira.


E vamos rodar!


Faro Punta José Ignácio.


Vamos subir lá em cima!


Hélice de enfeite em frente ao farol.


Los Viajeros!


Espiadinha pela janela.


Subindo!


Vista do alto do farol.


Vista pro outro lado.


Vista pra baixo.


Vista pro mar!


Uhuuu!


Vale a pena subir a longa escada caracol.


Lente do farol.

Restaurante La Barca de Popeye.


Ponto ondulada chegando em Punta del Este.


Vista da janela do hotel.



Continua...