Rutas & Cuestas Andinas 2016 - 3º Dia


Hoje será mais um dia comprido, com 730 km de longas retas monótonas. Mas terminará interessante, com caminhos montanhosos e mudança de cenário brutal.

Após o café da manha no Hotel Miramar seguimos no sentido oeste pela RP 17. Depois de algumas horas "manejando" avistamos os primeiros cerros da viagem, nas Sierras de Córdoba, próximo a Villa del Totoral. Após alguns empalmes (trevos), desviamos ao norte, escapando dos caminhos altos da serra, conseguindo assim manter boa velocidade de cruzeiro. Em Cruz del Eje paramos numa das muitas tendas de beira de estrada que vendem azeitonas e azeite de oliva. Seguimos então pela Ruta 38 por longos quilômetros até um salar, marcado mais por uma vegetação rala e não tanto por sal. Divisa natural com a província de La Rioja. Daqui em frente o cenário vai ficando cada vez mais árido.

Seguimos mais uma jornada até Patquia, um ponto de apoio da região por ser uma junção de várias rodovias. Abastecemos os carros e ocupantes e seguimos em frente pela Ruta 74, quem vai em direção a Chilecito, com um cenário árido, com cerros coloridos enfeitando a estrada. Isso marca o início do objetivo da expedição. "Era disso que estávamos falando!" :) Extensas serras em cada lado da estrada, plantações de oliveiras e videiras até chegar a Nonogasta. Ali pegamos a famosa Ruta 40 para atravessar a Cuesta de Miranda. Faz apenas alguns meses que esse trecho montanhoso foi asfaltado.

Com o tempo nublado cruzamos por este desfiladeiro que segue o Rio Miranda, cortando essa cadeia de montanhas da Sierra de Famatina ao meio. A estrada vai até aos 2040 metros de altitude. Mais alguns quilômetros a frente chegamos na cidade de Villa Union, onde 3 quartos nos esperavam no Hotel Pircas Negras. A ideia era tomar um "Espumante na pileta" e curtir a vista do Nevado de Famatina, mas como estava um pouco frio, tivemos que abortar a idéia.

Ao todo já rodamos 2100 km em 3 dias. Tudo tranquilo, mas de qualquer forma sempre cansa um pouco. A noite a janta foi no hotel, regado com vinhos de La Rioja. Muito bom!


Ruta Provincial 17 de Córdoba.



Comprando azeitonas em Cruz del Eje, Córdoba.



Santa Fézão do Auri pulsando os 6 cilindros em V na Ruta 38 em direção a La Rioja.



Viaturas na Ruta 74. Agora começou a ficar interessante esse negócio!



Simbora que "Era disso a gente tava falando!"



Rio Miranda e os cerros.



Tem asfalto, porém este pedacinho da Ruta 40 não esta bem pronto!



Paisagem nublada da Cuesta de Miranda



Ruta 40 no trecho novinho em folha.



Uhuuu!!!!



Estrada segue pelas encostas.



Galera reunida!

Auri curtindo as belas estradas!



Darci: "Eu tenho a força!"



Uhuuuu!!!


Muito transito! Dá até pra arrumar as malas na pista. hehehe



Hotel Pircas Negras.



Los Viajeros.


Continua....