Trip Rutas Andinas 2013 - 5º Dia

Em Cafayate, amanheceu frio, mas com um belo céu azul. Tomamos um chimarrão bem tranquilo na praça central e logo depois o desayuno no hotel. Bora rodar pela na Ruta 40. Apesar da paisagem árida, muitas plantações de uva e azeitona a beira da estrada.

No povoado de Quilmes, já na província de Tucumán, pegamos a Ruta Provincial 307, e depois de alguns quilômetros paramos no Museu Pachamama, em Amaicha del Valle. Neste belo museu conhecemos um pouco mais sobre a interessante história do vale de Calchaquies, e seus bravos nativos, que impediram de invasão dos espanhóis no vale por mais de 100 anos.

Seguindo pela RP 307, agora em más condições, vamos atravessar um paso montanhoso que liga o vale de Calchaquies ao vale de Tafí. Subimos até a Abra del Infiernillo a 3042m de altitude, para enfim descer a Tafí del Valle num asfalto em belas condições. Ao longe e abaixo, avistamos o dique La Angostura, que é o lago artificial mais alto da Argentina, com 2000m de altitude.

Em Tafí del Valle uma paradinha pra um almoço/lanche rápido e ao sair, a moto do Mauri com pneu furado. Por nossa sorte, na frente tinha uma oficina de moto, então foi sacada a roda e levada pro conserto. Logo estamos rodando as margens do dique La Angostura, apreciando sua paisagem, rodeado de montanhas com até 4762m de altitude.

Seguindo pela RP 307 descemos uma serra parecida com as nossas, estreita e em meio a uma mata densa e verde, com muro de contenção e centenas de curvas. Belas estradas pra rodar de moto, ainda mais que a paisagem muda completamente e constantemente.

Agora estamos em área povoada, altitude baixa, muito transito e seguimos em direção ao sul pela Ruta 38. Mais um furo no pneu da moto do Mauri, desta vez a uns 2 cm do primeiro furo. Parecia azar, mas não, é o pneu que esta se desmanchando, e precisa ser trocado urgentemente. Um borracheiro de beira de estrada consertou o furo. Seguimos viagem a 70km/h para diminuir as chances de um novo furo e fomos direto a San Fernando del Valle de Catamarca, capital da província de Catamarca que estava a menos de 100km de distância.

Chegamos de noite em Catamarca e aproveitamos que o comércio fica aberto até as 22hs, pra tentar encontrar o "neumático". Acabamos nos desencontrando, mas enfim, dormimos num hotel bem no centro e amanha cedo vamos atras desse pneu.

(Clique nas fotos para ampliar...)


Praça de Cafayate.


Ruta 40. Paisagem árida e com plantações.


Ruta 40 no vale de Calchaquies.


Museo Pachamama.


Museo Pachamama.


Máscara de la Pachamama.


Museo Pachamama.


Representação do vale Calchaquies.


Museo Pachamama.


Museo Pachamama.


Na direita crânio do Tigre dos Dentes de Sabre. No reflexo os 3 mostoqueiros.


Vivenda Quilmes


Quilmes.


Grande Maumau.


Mesa feita de pedra Quartzo.


Távola redonda.


Máscara de la Pachamama.


Uhuuu!


Subindo em direção a Abra del Infiernillo.


Abra de El Infiernillo a 3042m avistando o dique La Angostura.


Senhoras das montanhas.


Maumau mandando ver na tortilla! Em Tafí del Valle.


Deu problema.


Saca só!


Pedrinho "esperando" o conserto do seu jeito. :)


La Angostura a 2.000m altitude.


Viemos lá do alto, e a direita o "Cumbre Calchaquies" com 4762m.


E a descida continua, por um longo trecho em meio a mata com centenas de curvas.




Trip Rutas Andinas - 6º Dia