TransAndes 2013 - 6º Dia

Amanheceu nublado e cinzento em Vicuña, por causa da umidade e frio vindos do pacífico, mas bastou pegar a estrada e subir um pouquinho pra termos um céu de brigadeiro. Simbora atravessar os Andes pelo Paso de Água Negra mais uma vez!

Na aduana do Chile, enquanto carimbávamos a papelada, chegou a primeira camioneta vinda da Argentina, fizeram uma festa, a primeira do dia! Cumprimentamos nossos amigos aduaneiros Omar e Alejandra, e seguimos viagem, subida acima.

Que maravilha todo esse cenário de alta montanha novamente. Nos enchendo os olhos e o cartão da máquina fotográfica. Agora somos somente eu, a Denise e o nosso jipinho, então a travessia foi um pouco mais rápida. No entanto a poeira fina, que invade o carro, foi na mesma quantidade...
Fizemos os 180km de rípio no caminho de alta montanha, subindo a 4.780m e descendo novamente. Alcançamos asfalto no lado Argentino, e seguimos descendo. Uma parada a aproximadamente 2.000m de altitude, que me chamou a atenção pelo calor. Como pode nessa elevação, um vento quente dessa forma!?! Imagina quando chegar a uns 500m apenas, será de derreter... Toda a metade norte da Argentina, principalmente nas regiões áridas próxima a cordilheira, é uma verdadeira fornalha no verão.

Chegamos na aduana da Argentina, fizemos os trâmites necessários. Tive que jogar fora os cachos de uva, que comprei no Chile. Que pena, eram tão bons... Nos disseram, "Adelante encontrarás uvas mucho mas ricas y dulces!" Então ta bom!

Seguimos viagem em direção a Rodeo. Perto da cidade tem um lago artifical chamado Cuesta del Viento, de uma beleza espetacular, um lugar incrível.  Considero o cenário mais bonito de toda a viagem.

Seguimos então pela Ruta 40 até a cidade de Villa Union. Esse trajeto é espetacular, passando por lugares que impressionam mesmo, e a paisagem vai sempre mudando, mantendo os olhos ocupados. Não estou sendo dramático e espetaculoso, e quem não conhece, experimente rodar com calma o trajeto entre Rodeo e Chilecito, na provincia de La Rioja. Fantástico! Mas se for no verão, saiba que pode fazer muito calor.

Chegamos em Villa Union, nos hospedamos no belíssimo Hotel Pircas Negras. Foi um ótimo dia e rodamos no total 480km. Na piscina, pedimos um espumante local e ficamos contemplando o anoitecer no deserto, vendo as montanhas com gelo ficando avermelhadas aos poucos. Bem como eu queria, com "Espumante na Pileta"!


(Clique nas fotos para ampliar…)

Quem ta com medo de quem!?!

E lá vamos nós, na looooga subida.

Ah, o barulinho da água...



Um bom lugar pra acampar ou passar um tempo.

Embalse La Laguna

Contrastes!

Represa sendo abastecida com a água de degelo.

Olhando para trás, nossa estradinha.

Quanta vontade e persistencia para fazer esse caminho pedalando. Precisa uns 4 dias forçados e cansativos. 

Sempre subindo.

Falta pouco pra divisa.

A mesma estrada, subindo em fatias.

Gelo eterno.

Gelado!

Gelo derretendo de forma perpendicular a orientação solar.

Divisa Chile x Argentina.

GPS mostrando 4.788 m de altitude com a poeira fina da estrada.

Derretendo.

Vamos lá!

E agora a loooonga descida.

Calor apesar da elevação de 2.000m. Essa turma vem subindo, e o caminho deles será longo.

Os Andes ficando para trás.

Uhuuu!!!

Cuesta del Viento, e que viento!

Uhu! Ventão!

Local de prática de windsurf. Cade o pessoal? Hoje é quinta-feira, devem estar trabalhando ou fugindo do vento.

Em que planeta estamos mesmo?

Ruta Nacional 150,  entre Rodeo e San José de Jachal.

Estrada cenográfica.

Camino Angosto

Tunel na Cuesta Huaco

Asfalto espaçoso hein? hehehe

Quanto paisagem show num dia só. Uhuuu!!!

Cuesta del Huaco.

Ruta Nacional 40, com badenes e redemoinhos.

No horizonte o paredão vermelho que compõem o Parque Ischigualasto.

Rodando pela Ruta 40 em La Rioja.

Paisagem Riojana.

Cores de La Rioja.

Espumante na Pileta!

Tim Tim


E mais um dia vai terminando.

Anoitecer em Villa Union.




TransAndes - 7º Dia