TransAndes 2013 - 3º Dia

Último dia do ano de 2012, e nosso 3º dia de estrada. O roteiro de hoje nos reserva um trecho desertico e solitário, na qual estaremos totalmente por nossa conta. Um lugar seco, quente, isolado, empoeirado e sem qualquer recurso.

Nos despedimos de nossos novos amigos e deixamos combinado um lugar de encontro no final do dia, na capital San Juan. Escolhemos uma cidade grande, pois essa noite será de festa, e as próximas cidades da nossa rota, seriam apenas pequenos povoados.
Tínhamos a opção de chegar ao destino por longas retas de asfalto. Seria rápido, mas creio que um pouco monótono. Então decidi por um caminho mais curto e exótico, mas bem mais demorado, pois incluía além de serras, 125km de estradas de chão, e tínhamos pouca informação sobre seu estado, pois é um lugar onde poucos passam.

Partimos e voltamos a subir as Sierras de Córdoba, agora pela Ruta Provincial 15, passando pelo Pampa de Pocho (planalto verde com plantações). No vilarejo de Taninga iniciamos o trecho de estrada de chão, a Ruta Provincial 28, que se torna depois a Ruta Provincial 20 na província de La Rioja. Este caminho passa por uma serra muito especial, contendo 5 túneis e 1 viaduto, além de avistar  antigos vulcões extintos. O cenário de "Los Túneles de Taninga" é interessante, com um corte abrupto na serra, tendo abaixo uma planície perfeitamente plana e verde, causa a impressão de estarmos as margens de um mar verde.

O que complica depois de descer, é atravessar esse "mar verde" formado por arbustos espinhentos, com clima seco e quente, aqui praticamente não existe nada e não mora quase ninguém. São 80 km numa única reta, onde a estrada aos poucos vai piorando e se tornando um areião fofo. Se meu veículo não fosse um 4x4 alto, certamente voltaria tudo até Mina Clavero e iria pelo caminho mais longo. Levando em consideração que eu e minha mulher estaríamos sozinhos num lugar desconhecido com pouca informação. Nestes 80 km realmente não vimos ninguém e ficamos contentes quando alcançamos o asfalto do outro lado. A impressão é que não tinha fim, pois é reto, dos lados sempre igual até o horizonte.  No mapa do GPS havia outras estradas transversais, e esperava encontrar alguma coisa nas esquinas, mas elas não existiam. Vimos algumas casinhas isoladas, mas nenhuma pessoa. Lugar abandonado. Mas tinha comigo um Spot Messenger, paro o caso de precisar de auxílio ou emergência. :)

Após rodar um pouco no asfalto, passamos pela cidade de Chepes, na província de La Rioja. Lugar bem ajeitado e até bonito. Mais pra frente, dirigindo pelas longas retas, ficava pensando, o que essa cidade faz aqui? Como se criou? Pois é no meio de um deserto, não tem plantações, tudo é muito longe, o clima é incrívelmente quente. Do que vivem essas pessoas!?! Não concluí nada e continuo sem entender, mas a cidade está lá, basta ir conhecê-la.

Mais pra frente, de surpresa, atravessamos um salar, que não esperava encontrar numa planície. A Salina de Macasin é apenas curiosa, pois não tem muita beleza.

Depois de rodar bastante, passando por quebradas,  montanhas secas e paisagens áridas, além de ver crianças pedindo água na beira da estrada, chegamos em San Juan. Uma cidade cheia de árvores grandes e velhas e plantações de uva. Um verdadeiro oásis!

Encontramos nossos amigos, conversamos bastante, provamos vinho branco da região, jantamos e aguardamos o início de 2013. Tivemos que esperar uma hora a mais em relação ao Brasil pra estourar o espumante. As festas e fogos foram nos arredores da cidade. A praça central estava relativamente calma, mas muito bonita e agradável. Feliz 2013 pra todos nós! Tim Tim!

(Clique nas fotos para ampliar…)


Extinto Vulcão Cienaga.

Ricos minerais.


As pedras do chão.

Cabritas de La Pampa de Pocho.

Composição e mesclas.

Primeira vista da serra.

Tùneis e viaduto feitos a 60 anos.

Belíssimo cenário de Los Túneles.

Entrada de um dos 5 túneis.

"Mar Verde", a paisagem que me trouxe aqui.

Esse não terminou a descida.

Início da longa reta, e último carro visto.

Capelinha próximo ao Parque Chancani, logo após a descida.

E lá vamos nós, deixando a serra pra trás.

Chão seco e muito pó.

Sem fim.

Não havia ninguém.

Horizonte distante.

Retão e a serra ficando pra trás.

Tronco verde e chão seco.

Salinas de Macasin.

Tornado nos pegou! O carro balançou forte!

Chegando em San Juan, belíssimas árvores no deserto.

Quinteto fantástico e a última luz do dia de 2012.

Denise e Ludmila.

Denise na praça central de San Juan.

Esperando 2013. No Brasil começou 1 hora antes.

Tim Tim!!!

Espumante na terra da uva. San Juan.

Pow! :)

Poh! Viva!